FinançasNotícias

Governo anuncia BENEFÍCIO exclusivo para quem é MEI; confira as regras

O novo programa do Governo cria uma linha de crédito para o MEI, pequenas empresas e mulheres de baixa renda. Saiba como participar.

O Governo Federal anunciou um programa para fomentar o empreendedorismo no Brasil. O Programa Acredita será dividido em 4 eixos e pode beneficiar quem atua como MEI (Microempreendedor Individual). Serão vantagens e acessos a linhas de créditos exclusivas. Veja como participar. 

Governo anuncia BENEFÍCIO exclusivo para quem é MEI; confira as regras
Programa Acredita garante benefício ao MEI – Foto: Jeane de Oliveira

Programa Acredita amplia crédito ao MEI; veja

O Programa Acredita, lançado recentemente, tem como objetivo ampliar o acesso ao crédito, incentivar investimentos, criar empregos e promover o desenvolvimento econômico no Brasil. Com a meta de destravar até R$ 30 bilhões em crédito, o programa é dividido em quatro eixos principais, cada um voltado para diferentes necessidades e públicos.

Quais são os 4 eixos do Programa Acredita?

O primeiro eixo, chamado de “Acredita no Primeiro Passo”, é focado em microcrédito para inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e destinado a negócios de pequeno porte. Este eixo oferece acesso facilitado a recursos financeiros para empreendedores iniciantes. 

O segundo eixo, denominado “Acredita no Seu Negócio”, inclui uma versão do programa Desenrola, voltado para a renegociação de dívidas de micro e pequenas empresas. Além disso, oferece crédito para MEI e pequenas empresas, visando reestruturar as finanças e proporcionar novos investimentos.

O terceiro eixo, “Eco Invest Brasil”, foca na criação de um mercado secundário para o crédito imobiliário, promovendo a troca de ativos e a securitização de papéis no mercado imobiliário, com o objetivo de atrair investimentos internacionais em projetos sustentáveis. 

Já o quarto eixo, “Proteção Cambial para Investimentos Verdes”, oferece proteção cambial para investimentos em projetos sustentáveis, atraindo capital estrangeiro para iniciativas ecológicas no Brasil e reduzindo o custo de proteção cambial para projetos de longo prazo.

FGO

O Programa Acredita será financiado principalmente pelo Fundo Garantidor de Operações (FGO), que utiliza recursos do Tesouro Nacional. O FGO já cobriu eventuais calotes na renegociação da faixa 2 do Desenrola e agora vai ser utilizado para fomentar ações de MEI e outras empresas.

Além disso, a Empresa Gestora de Ativos (EMGEA) utilizará cerca de R$ 10 bilhões dos próprios ativos para estimular o crédito imobiliário, fortalecendo o mercado secundário de troca de papéis de crédito.

Confira todas as vantagens do Programa Acredita para Microempreendedores 

O programa inclui várias medidas específicas para o MEI. O “Desenrola Pequenos Negócios” é uma versão do Desenrola Brasil para MEIs e micro e pequenas empresas, focado na renegociação de dívidas inadimplentes até o fim de 2024, com créditos presumidos para instituições financeiras de 2025 a 2029. 

O que é o ProCred 360?

Além do mais, o MEI e as pequenas empresas terão acesso à linha Procred 360 que oferece crédito com juros fixados em Selic + 5% ao ano, pagamento de juros no período de carência antes da primeira parcela e início dos empréstimos em 60 dias.

Para mais informações, acesse o site do Governo: https://www.gov.br/memp/pt-br/programa-acredita.

Arthur Kodjaian

Jornalista, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, redator há mais de quatro anos. Sou apaixonado por escrita e já atuei em diversos segmentos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo